Pular para o conteúdo principal

Paulo Freire na Universidade Federal do Sul da Bahia

 Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia do educando e que estes possam se fazer autônomos. Na aula a professora Andrea dividiu a 'turma em grupo e passamos então a elaborar um mapa mental,ou seja,mostrando nele esta pedagogia que Paulo freire retrata,ele deixa claro que formar um aluno é ir além da transmissão de conhecimento. Para que essa formação aconteça é preciso ética e coerência nas práticas educativas. Por essa visão de Paulo Freire retrata muito bem como a UFSB enxerga o aluno por isso e por tantas outras contribuições para educação básica e superior,que o campus da UFSB em Teixeira de Freitas leva seu nome.


Segue anexo esse vídeo e toda sua playlist para melhor compreensão de cada capitulo da pedagogia da autonomia de Paulo Freire

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto mais você realiza,melhor você fica

Escrevo este texto relatando primeiramente a minha descoberta pelo componente  matemática e espaço, lembro-me da primeira vez que peguei a grade curricular e só de ler o nome do componente o medo surgiu.Devido a diversos fatores, como minha dificuldade em matemática durante grande parte da minha vida acadêmica,e também, pela falta de métodos que me pudessem fazer enxergar que matemática vai muito além de números,formulas e equações ensinadas em toda vida escolar. Após a primeira aula ministrada pelo docente Joel no dia 05/06/2018,o que era algo até o momento que me causava medo, se transformou em pavor, pois mesmo tendo como pontos positivos a nova reformulação do conceito de matemática,algo me deixava ainda mais temerosa que foi a produção manual e confecções de trabalhos,algo que sempre tive dificuldade.  Todavia lembro-me muito bem que no dia 19/06,enquanto estavam todos fazendo suas mariposas,eu estava temerosa à começar a faze-la como a visão de que não conseguiria, ...

Amostra Cultural:Matemática e Espaço

A amostra de matemática e espaço foi um sucesso,fiquei encantada com tantas obras artísticas incríveis ,e cada um com seu jeito,suas qualidades.   Ao idealizar esse trabalho meu grupo composto por mim Gabriele,Islânia e Ellen,pensamos em trazer uma mariposa,uma sona,uma pavimentação e um fractal voltado para nossa realidade,por isso,optamos por fazer: Uma  bolsa de mariposa,uma sona contado a lenda de como surgiu a mandioca,uma pavimentação sobre a era do gelo um famoso filme e um fractal representando uma flor de lótus. Segue primeiro anexo o nosso trabalho: Mostrando nossa bolsa de mariposa e o nosso fractal inspirado na flor de lótus. Os trabalhos foram realizados por todos os alunos que fazem o CC matemática e espaço,seja eles da sede ou do cunis(Colégios Universitários) como mostra as imagens tiradas a seguir: Colégio  Universitário de Ilhéus Colégio  Universitário de Coaraci Colégio ...

Ultima aula do CC Universidade e Sociedade

No dia 27/08 foi ministrada a ultima aula de Universidade e Sociedade do quadrimestre,uma aula que foi de apresentação por parte das equipes de levar a universidades até os colégios que estariam disponíveis para realização do trabalho, o intuito era pensar em como mostrar nossa universidade de uma maneira direta e objetiva, por isso era fundamental à leitura de algumas partes do plano orientador. Ao perguntar a maioria das equipes tiveram as mesmas experiencia de ter falado à um público estranho, mas virão como positiva, visto que mesmo em um colégio público em que muitos estudantes são dispersos, acreditamos que foi uma atividade satisfatória e interessante, pois falar do ambiente em que estudamos e levar este para fora do muros da universidade foi uma das melhores atividades do componente curricular.  Portanto, ao final do componente ficou a sensação positiva de ter aprendido e fixado a mensagem do CC Universidade e Sociedade, que é de conhecer mais aprofundadamente o ambien...