Pular para o conteúdo principal

Areia Ancestral

A Matemática sempre esteve presente na vida do homem desde os tempos mais antigos em que este vivia da caça e da pesca já se utilizava a Matemática, ao longo da história, percebe-se que Arte e Matemática estão conectada no aspecto multidisciplinares e que o ensino desta deve acontecer numa perspectiva cultural voltada para a realidade dos alunos, tendo como objetivo possibilitar novas vivências sistematizada de conhecimentos críticos e práticos. 
Sabe-se que a relação social em que os indivíduos de uma mesma comunidade compartilham seus conhecimentos é uma forma de transmitir e perpetuar sua cultura aos seus descendentes, tais como: seus costumes, sua linguagem, suas estratégias de cálculo, de adaptação/sobrevivência, entres outras, pois “no compartilhar conhecimento e compatibilizar comportamento estão sintetizadas as características de uma cultura”. Neste contexto os desafios impostos na educação nos obrigam a pensar nossa maneira de ensinar, numa busca por raízes e referências condicionando-nos a uma aprendizagem comunitária, o aprender a viver juntos.  
Dessa forma, se olhado no âmbito matemático as diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais, chamamos de Etnomatemática. Neste entendimento, a Etnomatemática consiste em compreender e valorizar a existência da matemática vivenciada na prática por artesãos, pescadores, pedreiros, costureiras, comerciantes ambulantes, entre outros, em sua própria leitura de mundo por meio dessa ciência. E em diferentes culturas.ao longo dessa história, percebe-se que Arte e Matemática estão conectada no aspecto multidisciplinares das situações problemas que explora a arquitetura com os segmentos de retas e ângulos a partir do século  
Logo vincular Matemática, Arte e Cultura constitui-se numa forma de levar os alunos e alunas a enxergar a matemática como algo muito além de números e cálculos, mas algo que faz com que o discente possa ver a matemática em sua e também em outras tantas realidades, podendo romper com esta postura  engessada com que esta disciplina vem sendo repassada ao longo dos anos pois a matemática precisa ser interpretada como um produto sociocultural-natural de um povo. 
Neste contexto coloco-me como um exemplo dessa transição de uma forma tradicional do estudo da matemática ao longo da minha vida, para um forma totalmente diferente de ver esta disciplina, e o componente curricular Matemática e Espaço foi fundamental para essa ressignificação da matemática em minha vida, pois foi através desse CC, que descobrir novas culturas e como povos que nunca tinha ouvido falar desenvolve sua matemática e contextos e formas diferentes, um desses trata-se dos sona (plural de lusona), desenhos oriundos da prática cotidiana dos povos CokweLuchaziNgangela. Portanto, através desse componente eu aprendi acoloca o cotidiano escolar cada vez mais comprometido com a formação de um indivíduo em sintonia com o seu tempo e seu cotidiano.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto mais você realiza,melhor você fica

Escrevo este texto relatando primeiramente a minha descoberta pelo componente  matemática e espaço, lembro-me da primeira vez que peguei a grade curricular e só de ler o nome do componente o medo surgiu.Devido a diversos fatores, como minha dificuldade em matemática durante grande parte da minha vida acadêmica,e também, pela falta de métodos que me pudessem fazer enxergar que matemática vai muito além de números,formulas e equações ensinadas em toda vida escolar. Após a primeira aula ministrada pelo docente Joel no dia 05/06/2018,o que era algo até o momento que me causava medo, se transformou em pavor, pois mesmo tendo como pontos positivos a nova reformulação do conceito de matemática,algo me deixava ainda mais temerosa que foi a produção manual e confecções de trabalhos,algo que sempre tive dificuldade.  Todavia lembro-me muito bem que no dia 19/06,enquanto estavam todos fazendo suas mariposas,eu estava temerosa à começar a faze-la como a visão de que não conseguiria, ...

Amostra Cultural:Matemática e Espaço

A amostra de matemática e espaço foi um sucesso,fiquei encantada com tantas obras artísticas incríveis ,e cada um com seu jeito,suas qualidades.   Ao idealizar esse trabalho meu grupo composto por mim Gabriele,Islânia e Ellen,pensamos em trazer uma mariposa,uma sona,uma pavimentação e um fractal voltado para nossa realidade,por isso,optamos por fazer: Uma  bolsa de mariposa,uma sona contado a lenda de como surgiu a mandioca,uma pavimentação sobre a era do gelo um famoso filme e um fractal representando uma flor de lótus. Segue primeiro anexo o nosso trabalho: Mostrando nossa bolsa de mariposa e o nosso fractal inspirado na flor de lótus. Os trabalhos foram realizados por todos os alunos que fazem o CC matemática e espaço,seja eles da sede ou do cunis(Colégios Universitários) como mostra as imagens tiradas a seguir: Colégio  Universitário de Ilhéus Colégio  Universitário de Coaraci Colégio ...

Ultima aula do CC Universidade e Sociedade

No dia 27/08 foi ministrada a ultima aula de Universidade e Sociedade do quadrimestre,uma aula que foi de apresentação por parte das equipes de levar a universidades até os colégios que estariam disponíveis para realização do trabalho, o intuito era pensar em como mostrar nossa universidade de uma maneira direta e objetiva, por isso era fundamental à leitura de algumas partes do plano orientador. Ao perguntar a maioria das equipes tiveram as mesmas experiencia de ter falado à um público estranho, mas virão como positiva, visto que mesmo em um colégio público em que muitos estudantes são dispersos, acreditamos que foi uma atividade satisfatória e interessante, pois falar do ambiente em que estudamos e levar este para fora do muros da universidade foi uma das melhores atividades do componente curricular.  Portanto, ao final do componente ficou a sensação positiva de ter aprendido e fixado a mensagem do CC Universidade e Sociedade, que é de conhecer mais aprofundadamente o ambien...