Durante as aulas de Universidade e Sociedade a professora propôs a criação de um Júri Simulado que nada mais é uma discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas. Este Juri conta com advogados de defesa,advogados de acusação e o juri que dará o veredito final sobre o assunto.
Nesta metodologia fiquei junto com meu colega Davi como advogada de acusação do modelo de escola vocacional,ou seja eu deveria mostrar pontos negativos que mostra-se o por que deste modelo vocacional não ser um modelo efetivo.Neste contexto primeiramente deveria ser levado em conta como surgiu essa escola,que foi em um período de transição do modelo de ensino escolástico,em que a igreja detinha todo poder,para um renascimento cultural,em que as pessoas começaram a romper com os padrões de ensino da igreja,neste contexto surge a ideia de um escola vocacional,ou seja uma escola que tinha pr objetivo a formação de um profissional para anteder uma demanda.
Como advogada de acusação,como argumentos de que a escola vocacional tem seus lados negativos utilizei como argumentação,primeiramente a exclusão das universidades que estavam sob o domínio da igreja católica e a criação das faculdades,utilizei esta argumentação para mostrar e perguntar aos advogados de defesa o motivo pelo qual não foi pensada em uma escola que transforma-se o pensamento da época,mas sim foi pensada em uma escola que só formaria profissionais e não seres humanos mais pesantes.
Por fim,utilizei como argumento de acusação, mostrando como até os dias atuais este modelo de formação tem suas raízes,em que a grades curriculares,os centros educacionais permanecem querendo somente formar profissionais para suprir uma demanda, e não criar profissionais que saibam entender todas as áreas do conhecimento,não só a qual este se sente apto a exercer.
Desta forma,após final do debate,o juri deu seu veredito a favor da acusação,mostrando assim,como o modelo de ensino vocacional tem muitos mais pontos contra do que a favor.
Comentários
Postar um comentário