Pular para o conteúdo principal

Juri Simulado: Escola Vocacional

Durante as aulas de Universidade e Sociedade a professora propôs a criação de um Júri Simulado que nada mais é uma discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas. Este Juri conta com advogados de defesa,advogados de acusação e o juri que dará o veredito final sobre o assunto.
Nesta metodologia fiquei  junto com meu colega Davi como advogada de acusação do modelo de escola vocacional,ou seja eu deveria mostrar pontos negativos que mostra-se o por que deste modelo vocacional não ser um modelo efetivo.Neste contexto primeiramente deveria ser levado em conta como surgiu essa escola,que foi em um período de transição do modelo de ensino escolástico,em que a igreja detinha todo poder,para um renascimento cultural,em que as pessoas começaram a romper com os padrões de ensino da igreja,neste contexto surge a ideia de um escola vocacional,ou seja uma escola que tinha pr objetivo a formação de um profissional para anteder uma demanda.
Como  advogada de acusação,como argumentos de que a escola vocacional tem seus lados negativos utilizei como argumentação,primeiramente a exclusão das universidades que estavam sob o domínio da igreja católica e a criação das faculdades,utilizei esta argumentação para mostrar e perguntar aos advogados de defesa o motivo pelo qual não foi pensada em uma escola que transforma-se o pensamento da época,mas sim foi pensada em uma escola que só formaria profissionais e não seres humanos mais pesantes. 
Por fim,utilizei como argumento de acusação, mostrando como até os dias atuais este modelo de formação tem suas raízes,em que a grades curriculares,os centros educacionais permanecem querendo somente formar profissionais para suprir uma demanda, e não criar profissionais que saibam entender todas as áreas do conhecimento,não só a qual este se sente apto a exercer.
Desta forma,após final do debate,o juri deu seu veredito a favor da acusação,mostrando assim,como o modelo de ensino vocacional tem muitos mais pontos contra do que a favor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto mais você realiza,melhor você fica

Escrevo este texto relatando primeiramente a minha descoberta pelo componente  matemática e espaço, lembro-me da primeira vez que peguei a grade curricular e só de ler o nome do componente o medo surgiu.Devido a diversos fatores, como minha dificuldade em matemática durante grande parte da minha vida acadêmica,e também, pela falta de métodos que me pudessem fazer enxergar que matemática vai muito além de números,formulas e equações ensinadas em toda vida escolar. Após a primeira aula ministrada pelo docente Joel no dia 05/06/2018,o que era algo até o momento que me causava medo, se transformou em pavor, pois mesmo tendo como pontos positivos a nova reformulação do conceito de matemática,algo me deixava ainda mais temerosa que foi a produção manual e confecções de trabalhos,algo que sempre tive dificuldade.  Todavia lembro-me muito bem que no dia 19/06,enquanto estavam todos fazendo suas mariposas,eu estava temerosa à começar a faze-la como a visão de que não conseguiria, pois ao m

Paulo Freire na Universidade Federal do Sul da Bahia

 Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia do educando e que estes possam se fazer autônomos. Na aula a professora Andrea dividiu a 'turma em grupo e passamos então a elaborar um mapa mental,ou seja,mostrando nele esta pedagogia que Paulo freire retrata,ele   deixa claro que formar um aluno é ir além da transmissão de conhecimento. Para que essa formação aconteça é preciso ética e coerência nas práticas educativas. Por essa visão de Paulo Freire retrata muito bem como a UFSB enxerga o aluno por isso e por tantas outras contribuições para educação básica e superior,que o campus da UFSB em Teixeira de Freitas leva seu nome. Segue anexo esse vídeo e toda sua playlist para melhor compreensão de cada capitulo da pedagogia da autonomia de Paulo Freire

Geometria das Transformações

 Este ao meu vê  foi o assunto mais complicado,primeiramente por conta do plano cartesiano algo que sempre tive dificuldade,e além de utilizarmos para estabelecer pontos, medir distâncias, calcular áreas, utilizamos para manifestar a geometria das transformações:              - Reflexão:  De uma maneira simplificada, trata-se do espelhamento de uma figura. - Translação: mover os pontos na mesma quantidade e direção - Rotação:  Nessa transformação  fazendo um giro em relação à original - Dilação: Aumento do tamanho da imagem original  Para compreender melhor esse assunto indico esse vídeo,super esclarecedor onde você vai poder observar essa transformação no plano cartesiano