Pular para o conteúdo principal

Juri Simulado: Escola Vocacional

Durante as aulas de Universidade e Sociedade a professora propôs a criação de um Júri Simulado que nada mais é uma discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas. Este Juri conta com advogados de defesa,advogados de acusação e o juri que dará o veredito final sobre o assunto.
Nesta metodologia fiquei  junto com meu colega Davi como advogada de acusação do modelo de escola vocacional,ou seja eu deveria mostrar pontos negativos que mostra-se o por que deste modelo vocacional não ser um modelo efetivo.Neste contexto primeiramente deveria ser levado em conta como surgiu essa escola,que foi em um período de transição do modelo de ensino escolástico,em que a igreja detinha todo poder,para um renascimento cultural,em que as pessoas começaram a romper com os padrões de ensino da igreja,neste contexto surge a ideia de um escola vocacional,ou seja uma escola que tinha pr objetivo a formação de um profissional para anteder uma demanda.
Como  advogada de acusação,como argumentos de que a escola vocacional tem seus lados negativos utilizei como argumentação,primeiramente a exclusão das universidades que estavam sob o domínio da igreja católica e a criação das faculdades,utilizei esta argumentação para mostrar e perguntar aos advogados de defesa o motivo pelo qual não foi pensada em uma escola que transforma-se o pensamento da época,mas sim foi pensada em uma escola que só formaria profissionais e não seres humanos mais pesantes. 
Por fim,utilizei como argumento de acusação, mostrando como até os dias atuais este modelo de formação tem suas raízes,em que a grades curriculares,os centros educacionais permanecem querendo somente formar profissionais para suprir uma demanda, e não criar profissionais que saibam entender todas as áreas do conhecimento,não só a qual este se sente apto a exercer.
Desta forma,após final do debate,o juri deu seu veredito a favor da acusação,mostrando assim,como o modelo de ensino vocacional tem muitos mais pontos contra do que a favor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto mais você realiza,melhor você fica

Escrevo este texto relatando primeiramente a minha descoberta pelo componente  matemática e espaço, lembro-me da primeira vez que peguei a grade curricular e só de ler o nome do componente o medo surgiu.Devido a diversos fatores, como minha dificuldade em matemática durante grande parte da minha vida acadêmica,e também, pela falta de métodos que me pudessem fazer enxergar que matemática vai muito além de números,formulas e equações ensinadas em toda vida escolar. Após a primeira aula ministrada pelo docente Joel no dia 05/06/2018,o que era algo até o momento que me causava medo, se transformou em pavor, pois mesmo tendo como pontos positivos a nova reformulação do conceito de matemática,algo me deixava ainda mais temerosa que foi a produção manual e confecções de trabalhos,algo que sempre tive dificuldade.  Todavia lembro-me muito bem que no dia 19/06,enquanto estavam todos fazendo suas mariposas,eu estava temerosa à começar a faze-la como a visão de que não conseguiria, ...

Amostra Cultural:Matemática e Espaço

A amostra de matemática e espaço foi um sucesso,fiquei encantada com tantas obras artísticas incríveis ,e cada um com seu jeito,suas qualidades.   Ao idealizar esse trabalho meu grupo composto por mim Gabriele,Islânia e Ellen,pensamos em trazer uma mariposa,uma sona,uma pavimentação e um fractal voltado para nossa realidade,por isso,optamos por fazer: Uma  bolsa de mariposa,uma sona contado a lenda de como surgiu a mandioca,uma pavimentação sobre a era do gelo um famoso filme e um fractal representando uma flor de lótus. Segue primeiro anexo o nosso trabalho: Mostrando nossa bolsa de mariposa e o nosso fractal inspirado na flor de lótus. Os trabalhos foram realizados por todos os alunos que fazem o CC matemática e espaço,seja eles da sede ou do cunis(Colégios Universitários) como mostra as imagens tiradas a seguir: Colégio  Universitário de Ilhéus Colégio  Universitário de Coaraci Colégio ...

Ultima aula do CC Universidade e Sociedade

No dia 27/08 foi ministrada a ultima aula de Universidade e Sociedade do quadrimestre,uma aula que foi de apresentação por parte das equipes de levar a universidades até os colégios que estariam disponíveis para realização do trabalho, o intuito era pensar em como mostrar nossa universidade de uma maneira direta e objetiva, por isso era fundamental à leitura de algumas partes do plano orientador. Ao perguntar a maioria das equipes tiveram as mesmas experiencia de ter falado à um público estranho, mas virão como positiva, visto que mesmo em um colégio público em que muitos estudantes são dispersos, acreditamos que foi uma atividade satisfatória e interessante, pois falar do ambiente em que estudamos e levar este para fora do muros da universidade foi uma das melhores atividades do componente curricular.  Portanto, ao final do componente ficou a sensação positiva de ter aprendido e fixado a mensagem do CC Universidade e Sociedade, que é de conhecer mais aprofundadamente o ambien...