Pular para o conteúdo principal

Confecção das mariposas


Primeira aula efetiva que tive foi de Matemática e Espaço, foi uma experiência nova e incrível, trabalhar com a Etnomatemática e poder conhecer outras culturas e aplicar conceitos matemáticos dentro das práticas artesanais de outros povos foi maravilhoso.

Conhecemos um pouco sobre o povo Bora. Eles habitam a região da amazônia peruana e colombiana, e realizam diversos trabalhos artesanias como forma de subsistência. Individualmente produzimos uma mariposa, que é um trançado realizado por esse povo, principalmente na produção de cestos. Foi bem interessante e produtiva a aula!!Pela primeira vez tive a oportunidade de utilizar a matemática de uma forma dinâmica e interativa.



A mariposa era individual, mas como observado nas fotos, ocorreu um auxilio na realização do trabalho,pois nem sempre encontraremos facilidade na realização de atividades mas o essencial é o aperfeiçoamento a cada dia. Dessa forma acredito que conseguir aprender e compreender mais esta cultura tão interessante do povo Bora de uma maneira dinâmica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto mais você realiza,melhor você fica

Escrevo este texto relatando primeiramente a minha descoberta pelo componente  matemática e espaço, lembro-me da primeira vez que peguei a grade curricular e só de ler o nome do componente o medo surgiu.Devido a diversos fatores, como minha dificuldade em matemática durante grande parte da minha vida acadêmica,e também, pela falta de métodos que me pudessem fazer enxergar que matemática vai muito além de números,formulas e equações ensinadas em toda vida escolar. Após a primeira aula ministrada pelo docente Joel no dia 05/06/2018,o que era algo até o momento que me causava medo, se transformou em pavor, pois mesmo tendo como pontos positivos a nova reformulação do conceito de matemática,algo me deixava ainda mais temerosa que foi a produção manual e confecções de trabalhos,algo que sempre tive dificuldade.  Todavia lembro-me muito bem que no dia 19/06,enquanto estavam todos fazendo suas mariposas,eu estava temerosa à começar a faze-la como a visão de que não conseguiria, pois ao m

Paulo Freire na Universidade Federal do Sul da Bahia

 Paulo Freire propõe uma pedagogia da autonomia do educando e que estes possam se fazer autônomos. Na aula a professora Andrea dividiu a 'turma em grupo e passamos então a elaborar um mapa mental,ou seja,mostrando nele esta pedagogia que Paulo freire retrata,ele   deixa claro que formar um aluno é ir além da transmissão de conhecimento. Para que essa formação aconteça é preciso ética e coerência nas práticas educativas. Por essa visão de Paulo Freire retrata muito bem como a UFSB enxerga o aluno por isso e por tantas outras contribuições para educação básica e superior,que o campus da UFSB em Teixeira de Freitas leva seu nome. Segue anexo esse vídeo e toda sua playlist para melhor compreensão de cada capitulo da pedagogia da autonomia de Paulo Freire

Geometria das Transformações

 Este ao meu vê  foi o assunto mais complicado,primeiramente por conta do plano cartesiano algo que sempre tive dificuldade,e além de utilizarmos para estabelecer pontos, medir distâncias, calcular áreas, utilizamos para manifestar a geometria das transformações:              - Reflexão:  De uma maneira simplificada, trata-se do espelhamento de uma figura. - Translação: mover os pontos na mesma quantidade e direção - Rotação:  Nessa transformação  fazendo um giro em relação à original - Dilação: Aumento do tamanho da imagem original  Para compreender melhor esse assunto indico esse vídeo,super esclarecedor onde você vai poder observar essa transformação no plano cartesiano