Nesta aula conhecemos os povos angolanos, que são responsáveis pela chamada "Geometria Sona de Angola". Uma geometria baseada em uma malha com pontos distribuídos, entre esses pontos "corre" uma linha, linha esta que é responsável por formar desenhos incríveis com histórias impressionantes.
O estudo das lusonas é de suma importante,principalmente pelo fato de que através da matemática ocorre um resgate cultural e um novo conhecimento de um povo muitas vezes excluídos do restante do "mundo" ,portanto estudar parte da cultura dos povos Cokwe é algo imprescindível.
A foto acima é a construção de uma Lusona 3 X 3,em que os professores Joel e Janaina trouxeram uma caixa de areia para demonstrar esse traçados.Descobrimos também que as Lusonas começam com um ângulo de 45°,refletindo na paredes como raio de luz refletido em espelhos.
Posterior,para fazer a sona utilizou-se o papel quadriculado,pois se feito na areia é inviável guardar os registros.Dessa forma o professor ensinou que para definir o número de pontos usados em uma lusona, se calcula o máximo divisor comum(MDC) entre as colunas e as linhas da lusona.
Lusonas feitas individualmente
Portanto ao final do assunto fiquei feliz por ter aprendido mais de uma cultura que nunca tinha ouvido falar e principalmente de observar que mesmo marcado por anos de colonização e imposição cultural,esses povos conseguiram manter suas tradições intactas.
Se desejarem conhecer mais sobre vida e cultura dos povos Cokwe,indico esse video super interessante: https://www.youtube.com/watch?v=0nCeA12eoiw
Comentários
Postar um comentário